fbpx

Produtos

MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS

ÁRVORES ADULTAS

Quaresmeira

Porte da muda: 3,00 a 4,00 metros
Altura do primeiro frustre: 2,5 metros
Embalagem: 33 litros
Diâmetro à altura do peito (DAP) do caule: 2,5 cm

Características da planta:

Nome Científico: Tibouchina granulosa
Nome Popular: Quaresmeira
Origem: Brasil
Altura média: 8 a 12 metros

O nome popular Quaresmeira vem do florescimento no período da quaresma. Os frutos são secos em forma de taça, marrom, deiscente, com aproximadamente 1 cm de diâmetro, que ocorrem de abril a maio e de outubro a novembro. Apresentam grande número de pequenas sementes, que são dispersadas pelo vento. Seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura. O tronco pode ser simples ou múltiplo, com diâmetro de 30 a 40 cm. A quaresmeira tem um período de vida de 60 a 70 anos.
As folhas são simples, elípticas, pubescentes, coriáceas, com nervuras longitudinais bem marcadas e margens inteiras. A floração ocorre duas vezes por ano, de fevereiro a abril e de agosto a outubro, despontando abundantes flores pentâmeras, simples, com até 5 cm de diâmetro, com estames longos e corola arroxeada, sendo que na variedade Kathleen estas se apresentam róseas. Mesmo quando não está em flor, a quaresmeira é ornamental. Sua copa é de cor verde escura, com formato arredondado, e sua folhagem pode ser perene ou semi-decídua, dependendo da variação natural da espécie e do clima em que se encontra. Por suas qualidades, ela é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil, podendo ornamentar calçadas, avenidas, praças, parques e jardins em geral. Seu único inconveniente é a relativa fragilidade dos ramos, que podem se quebrar com ventos fortes, provocando acidentes. Com podas de formação e controle, pode-se estimular seu adensamento e mantê-la com porte arbustivo.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, profundo, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o plantio ou transplante. Apesar de preferir esses cuidados, a quaresmeira é uma árvore pioneira, rústica e simples de cultivar, vegetando mesmo em solos pobres. Originária da mata atlântica, esta espécie aprecia o clima tropical e subtropical, tolerando bem o frio moderado. Multiplica-se por sementes, com baixa taxa de germinação, e por estaquia de ramos semi-lenhosos. Sua madeira apesar de ser de qualidade inferior é indicada para a construção de vigas, caibros, obra internas, postes, esteios e moirões para lugares secos. (Wikipédia)

Pau-Brasil

Porte da muda: 3,00 a 4,00 metros
Altura do primeiro frustre: 2,5 metros
Embalagem: 33 litros
Diâmetro à altura do peito (DAP) do caule: 2,5 cm

Características da planta:

Nome Científico: Caesalpina echinata
Nomes Populares: Pau-brasil
Origem: Brasil
Altura: Acima de 10 metros

Planta espinhenta de 8 a 12 metros de. Folhas compostas paripinadas, 12 a 20 folíolos de 1 a 2 cm. Floração amarela com tons de vermelho, muito bonita. Fruto vagem espinhenta, 8 a 10 cm, quando amadurece passa de verde para marrom, abrindo-se com um estalo e lançando longe as sementes, uma a duas por vagem, achatadas, esverdeada a marrom.
Esta é a árvore da qual foi derivado o nome do país. Sua denominação vem do tronco vermelho, que era utilizado para tingir roupas. Durante muitos anos, na época da colonização, foi a principal fonte de riquezas e primeira atividade econômica significativa do país. Atualmente é muito difícil encontrá-lo em estado natural, a não ser em parques de preservação. Em compensação, está sendo muito utilizado em arborização urbana. Ver na ultima foto um grupo deles plantados em parque. Tem o tronco, galhos e até o fruto com acúleos (espinhos), e em geral só produz fruto quando plantada em grupos. Muitas vezes encontramos um exemplar isolado, ou até dois ou três juntos, que se cobrem de flores, mas não frutificam.

Ipê Branco

Porte da muda: 3,00 a 4,00 metros
Altura do primeiro frustre: 2,5 metros
Embalagem: 33 litros
Diâmetro à altura do peito (DAP) do caule: 2,5 cm

Características da planta:

Nome Científico: Tabebuia roseoalba
Nomes Populares: Ipê-branco
Origem: Brasil
Altura: 7 a 16 metros de altura

Planta decídua, heliófita e seletiva xerófila, característica de afloramentos rochosos e calcários da floresta semi-decídua. Ocorre tanto no interior da mata primária como nas formações secundárias.
Floresce principalmente durante os meses de agosto-outubro com a planta totalmente despida da folhagem. Os frutos costumam amadurecer a partir do mês de outubro.
Trata-se de um tipo de ipê muito apreciado por sua beleza e exuberância, ficando totalmente branco durante um período muito curto, pois sua floração não dura mais do que dois dias (em geral, por volta do mês de agosto). Às vezes repete a floração por volta de setembro, porém com menor intensidade.

Ipê Amarelo Cascudo

Porte da muda: 3,00 a 4,00 metros
Altura do primeiro frustre: 2,5 metros
Embalagem: 33 litros
Diâmetro à altura do peito (DAP) do caule: 2,5 cm

Características da planta:

Nome Científico: Handroanthus chrysotrichus
Nome Popular: ipê-amarelo-cascudo
Origem: Brasil
Altura média: 4 a 10 metros

O ipê-amarelo-cascudo é normalmente de pequeno porte, com altura de 4 a 10 metros, tronco tortuoso, casca externa acinzentada e finamente fissurada. Esta árvore perde suas folhas de cor ferrugem no inverno, quando suas flores amarelo-ouro se destacam pela exuberância. Por suas características ornamentais é uma espécie presente na arborização de ruas estreitas e pequenos espaços. É encontrada em vários tipos de ambiente,
preferencialmente em solos úmidos e profundos.